8 benefícios da banana-da-terra

 em Bananas Magário, Curiosidades, Saúde

A banana é uma fruta que surgiu há centenas de anos na Ásia. Desde então, ela se espalhou pelos cinco continentes e, durante esta volta ao mundo, ganhou variedades conforme ia se adaptando ao solo de cada país. Hoje, os cientistas não sabem quantas espécies de banana existem, mas uma das que mais chama atenção é a banana-da-terra. Ela é a maior espécie conhecida. Chega a pesar meio quilo e medir 30 centímetros!

 

Além do tamanho, outras coisas a diferenciam das demais espécies: a banana-da-terra é achatada em um dos lados, tem casca amarelo-escura e sua polpa não é nada mole. Ela pode ser consumida in natura, ou seja, crua, assada, frita ou até mesmo cozida. Muitos pratos típicos do Nordeste e do Centro-Oeste usam este tipo de banana, que, dependendo da região, também é conhecida como banana-comprida, pacova ou chifre de boi. Esta espécia da fruta surgiu no continente africano, mas se adaptou muito bem à terra do Brasil.

 

Além do tamanho, o que chama atenção nesta banana são seus benefícios para o corpo do ser-humano. Veja abaixo:

 

  1. A banana-da-terra não engorda. Ela tem somente 40 calorias, o que represente dois por cento do que os nutricionistas recomendam que a gente coma em uma dieta equilibrada, que deve conter duas mil calorias por dia.

 

  1. A fruta é rica em potássio e, portanto, ajuda a prevenir cãibras e dores musculares. Quem pratica esporte e exercícios que exigem grande esforço do corpo não pode deixar de comer!

 

  1. Por ter pouco sódio, a banana-da-terra também ajuda quem tem pressão arterial alta a controlar o problema. Apesar do tamanho, é um lanche leve que pode ser consumido sem medo.

 

  1. A fruta é rica em vitaminas A e C. Ela também tem muitos nutrientes antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres presentes no nosso organismo. Isso faz nossa resistência física aumentar e previne o envelhecimento precoce do corpo.

 

  1. Apesar de ser doce e ter carboidratos, a fruta ajuda a controlar a quantidade de açúcar no sangue. Isso acontece porque ela tem fibras, vitaminas e minerais que ajudam a evitar os picos de glicemia no organismo.

 

  1. Mais do que qualquer outra espécie, a banana-da-terra é uma grande aliada para quem busca manter a forma e está lutando contra a balança, principalmente se for ingerida após atividades físicas. Isso acontece porque ela traz uma sensação de saciedade ao organismo. Depois de comer uma fruta deste tamanho, é impossível continuar com fome!

 

  1. Esta espécie de banana ajuda a melhorar o humor. Isso acontece porque ela tem um índice elevado de triptofano, que é uma substância que, depois de ser digerida pelo nosso organismo, vira serotonina, que é um neurotransmissor do cérebro responsável pelo controle do do humor. A serotonina é tão poderosa que é conhecida como ‘hormônio da felicidade’.

 

  1. Por fim, a banana-da-terra é repleta de vitamina B6. Este nutriente, junto com o magnésio, ajuda a melhorar a qualidade do sono.

 

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário