“A preço de banana” tem valor histórico

 em Bananas Magário, Curiosidades

Todo brasileiro, pelo menos uma vez na vida, utilizou a expressão “preço de banana” para se referir à um produto ou serviço que custa muito pouco, mas de onde será que surgiu essa expressão?

A resposta mais simples é pelo fato de que em geral a banana custa muito pouco, pelo menos aqui no Brasil. Em outros países a fruta já foi uma iguaria caríssima, mas essa história fica para outro dia.

Voltando ao assunto, vamos atrás da origem do termo, pois esse tipo de expressão é passado de boca a boca, e em geral nunca paramos para se questionar de onde surgiu. Ouvimos e replicamos, simples assim.

A origem dessa expressão, vem da época em que os portugueses notaram que as bananeiras do Brasil se multiplicavam naturalmente. O clima tropical favorece muito a reprodução das bananeiras, o que faz seu cultivo ser relativamente fácil, causando uma abundância de frutas que faz com que seu preço não seja alto. É a lei da oferta e demanda agindo. Mesmo assim, a banana ainda é o fruto mais popular e mais consumido no mundo, o que torna o mercado em torno da fruta gigantesco, movimentando bilhões de dólares no mundo anualmente.

Num passado recente, alguns países na América Central produziam bananas que abasteciam toda a América do Norte, e essa exportação compunha quase 90% da economia desses países, o que deu origem a mais um termo famoso: a República das Bananas.

Muita gente enxerga esses termos com uma conotação negativa, associando o preço de banana há algo sem valor, porém isso é um grande erro. As bananas que temos hoje a disposição passaram por várias melhorias ao longo do tempo, para que possamos consumir um produto rico em nutrientes, muito saboroso e extremamente versátil, podendo ser útil em vários pratos culinários que vão desde o dia-a-dia até a alta gastronomia.

Para fechar, temos que frisar algo muito importante: preço não é valor. O preço baixo da banana é um dos grandes motores que a colocaram como a fruta mais popular e consumida no mundo.

Toda a tecnologia empregada na sua produção ao longo do tempo foi realizada para favorecer seu cultivo em outras partes do mundo, com outros tipos de climas, aumentando ainda mais a quantidade anual produzida, sem aumentar o seu preço.

Trocando em miúdos, quanto melhor a banana foi ficando, mais foram sendo produzidas e seu preço pode ser mantido acessível para todos.

Outro termo que brasileiro gosta muito é custo-benefício, onde você leva a banana de melhor qualidade pelo melhor preço possível, e podemos te garantir que Bananas Magários e Custo Benefício são sinônimos.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário