A trajetória histórica da banana

 em Bananas Magário, Curiosidades

Existem registro da nossa amada banana de muitos anos atrás.

Na imagem abaixo podemos ver uma ilustração de 1734 publicada no Acta eruditorum, que nos mostra uma espécie bem mais rústica da fruta que conhecemos hoje.

Já o nome banana, refere-se a como era chamada pelos nativos da Guiné, na época da colonização.

Aqui no Brasil, quando os portugueses chegaram em 1500, encontrarão os indígenas locais chamando a fruta de pacova, termo tupi pa’kowa, que significa folha de enrolar.

Existem registros ainda mais antigos que relatam a presença de frutos semelhantes na Ásia da antiguidade, o que faz muitos acreditarem que sua origem vem de lá, porém recentes pesquisas mostram algo diferente.

Com a descoberta de indícios arqueológicos e paleoambientais em Kurk Swamp, província da Nova Guiné, mostram que a atividade do cultivo da banana remonta de 5000 até 8000 a.C. Isso torna o local como berço para o surgimento da fruta, mas numa forma selvagem, um tanto diferente de como a conhecemos hoje.

Nas passagens históricas, vemos menções a banana em documentos escritos por budistas por volta de 600 a.C, também sabe-se que Alexandre, o grande, imperador da Macedônia comeu bananas durante sua passagem pelos vales da Índia em 327 a.C, mas o seu cultivo organizado só começa aparecer por volta do século III na China.

Por volta do ano 650 a banana foi levada a Palestina pelos conquistadores Islâmicos e comercializada nos mercados árabes sendo expandida para grande parte da África, onde, como já mencionamos, era chamada de banana, e assim a nomenclatura foi adotada por exploradores portugueses e espanhóis e difundida para outras línguas, como o inglês.

Apesar dessa expansão e das plantações sistematizadas da fruta na África e até aqui no Brasil recém colonizado, os europeus de modo geral desconheciam a existência desse fruto, o que fez o escritor Júlio Verne descreve-la de forma bem detalhada na sua obra A Volta Ao Mundo em Oitenta Dias.

Hoje, consumida e conhecida em todo canto do mundo, a banana faz parte da alimentação diária da maioria das pessoas por todo mundo. O Brasil é um grande exportador da fruta no mundo, tendo rendido 14 bilhões de dólares para nosso país em 2017.

A trajetória da banana pela história é gigantesca, aqui destacamos apenas alguns pontos interessantes para entendermos como essa fruta por muito tempo desconhecida e misteriosa veio se tornar a mais popular do mundo. Muitos podem ser os motivos para essa popularidade, mas com certeza, o principal deles é que a fruta é deliciosa e vai bem com tudo.

Mas como tudo evolui, a banana contemporânea recebe o auxílio de inúmeras tecnologias no seu cultivo, o que a torna cada vez mais palatável, saborosa e nutritiva. Tudo é feito em busca de trazer qualidade para que na sua mesa cheguem apenas as melhores frutas.

Não somos porta voz de todos os produtores do mundo, mas podemos garantir que as bananas que saem de nossas fazendas, estão no mais alto patamar de qualidade e sabor. Por isso, quando for colocar banana na suas histórias, opte pela qualidade, escolha Bananas Magário.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário