As bananas vão desaparecer?

 em Bananas Magário, Curiosidades

Se você também é amante dessa fruta maravilhosa, pode ficar tranquilo que elas não vão desaparecer. Mas quase aconteceu!

Para entender sobre como ocorreu o desaparecimento, precisamos falar do Panamá dos anos 1920, pois nessa época o país concentrava a maior produção de bananas do mundo e era a principal exportadora para os Estados Unidos. Como o cultivo da planta era a principal atividade econômica do país (a partir disso que surgiu o termo República das Bananas, para se referir a países que dependem economicamente de um único insumo).

Nessa época, as plantações de bananas eram todas do tipo genético chamado de Gross Michel, e eram todas idênticas geneticamente falando (se quiser saber mais sobre esse processo genético das bananas clique aqui). Uma praga chamada Mal do Panamá, invadiu a plantação de bananeiras, e ao atingir uma delas, automaticamente se espalhou para todas outras e não havia como alguma ser imune, pois todas eram idênticas. Isso fez as plantações desaparecerem e a economia do país colapsar.

Com as novas tecnologias e evolução, hoje as bananas mais populares do mundo são em sua maioria do tipo Cavendish e esse conjunto genético é imune ao mal do Panamá, o que não impede que outros tipos de pragam possam as atingir, fazendo outra extinção em massa das bananas.

Mas não é motivo de desespero, os investimentos em pesquisa têm agregado não só mais qualidade as bananas, como também estão protegendo mais e mais para que a sua presença continue sendo constante no nosso cardápio diário.

E falando em qualidade, na Magário produzimos nossas mudas com a mais alta tecnologia, para que desde o início a plantação floresça com a máxima qualidade.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário