Banana ajuda a aliviar os sintomas de Compulsão Alimentar

 em Bananas Magário, Branding, Curiosidades, Saúde

Já abordamos em matérias antigas a importância da banana no combate à depressão (clique aqui e veja como amenizar os sintomas da depressão) e em como ela pode te ajudar a emagrecer (clique aqui e descubra os mitos e verdades sobre a banana). Hoje, iremos falar sobre um assunto que atrapalha a vida de muita gente: a compulsão alimentar. Se você sofre com isso, seja na tensão pré-menstrual (TPM), no frio ou no calor, continue lendo o artigo e saiba como acabar de vez com esse problema.

O que é compulsão alimentar?

Antes de mais nada é importante entender o que essa doença significa. Vamos lá?! Compulsão alimentar é um problema sério de saúde que faz com que a pessoa sinta a necessidade constante em comer, mesmo não estando com fome. Pessoas com essa doença comem grandes quantidades de comida em pouco tempo e, durante esse período, perdem o controle, não tendo noção da quantidade que estão ingerindo.
Dentre as causas, podemos destacar a baixa autoestima, depressão, ansiedade, preocupações frequentes e uma dieta rígida feita de maneira obrigatória.

Quais são os sintomas da compulsão alimentar?
Os principais sintomas da compulsão alimentar são:

  • A pessoa come rápido demais
  • Muitas vezes, ela esconde o alimento para comer sozinha depois
  • Se alimenta mesmo quando não sente fome ou, até mesmo, quando já está satisfeita
  • Sente-se culpada por ter comido demais
  • Tem vergonha do seu corpo
  • Fica triste depois de ter se alimentado
  • Não se sente bem consigo mesmo

Como acabar com a compulsão alimentar?
Uma forma de controlar e, até mesmo, acabar com a compulsão alimentar é consumir alimentos que combatem a ansiedade e promovem a saciedade.
Vale ressaltar que é fundamental procurar ajuda médica para um diagnóstico completo. Para isso, agende consultas com psicólogos e psiquiatras. Mas, de maneira geral, os nutricionistas recomendam ingerir alimentos que possuem em sua composição fibras (pois são justamente elas que aumentam a saciedade) e aminoácidos (que promovem o prazer e aumentam a sensação de bem-estar), como o triptofano, que estimula a produção da serotonina. E não pense que são só os doces que possuem esses benefícios! Muitos alimentos e, principalmente, a banana podem oferecer todas essas vantagens e ainda te ajudar a emagrecer, e de brinde: conquistar uma boa qualidade de vida.
Agora você deve estar se perguntando: como uma simples banana pode controlar a compulsão alimentar? A resposta é: simples!

Pelo fato de a banana concentrar altas quantidades de fibras em sua composição, é fácil se sentir saciado ao consumir essa fruta.
Ela ainda possui bastante potássio, que fornece energia para as células do organismo e ainda protege os ossos e músculos. (Clique aqui e confira os sete principais benefícios da banana para a sua saúde). Se levado em consideração que a ansiedade e o estresse são uma das principais causas da compulsão alimentar, a banana é um ótimo remédio, justamente por conter propriedades que, como já mencionamos, aumentam a produção do hormônio do prazer e estimulam a saciedade.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário