Banana dá energia, ajuda a emagrecer e diminui colesterol

 em Bananas Magário, Curiosidades, Saúde

Bananas são frutas ricas em carboidrato, este nutriente que, normalmente, quem está tentando emagrecer foge correndo só de ouvir falar. Mas não se engane: existem diversos tipos de carboidrato, e o da banana pode te ajudar a emagrecer.

 

A banana é uma fruta que traz muitos benefícios ao corpo e à saúde. Ela tem vitaminas que ajudam por dentro e por fora: desde evitar dores musculares a até mesmo fortalecer o sistema imunológico.

 

  • Fonte de energia

 

Bananas são ricas em amidos. Por isso, quase 90% da fruta é composta por carboidrato, que, quando passam pelo sistema digestório, se transformam em açúcares – sacarose, frutose e glicose. Em seguida, estes açúcares se transformam em energia. Por isso, a banana é uma grande aliada para quem está fazendo treinos de alta intensidade na academia.

 

  • Engorda pouco e ajuda a diminuir colesterol

 

Por serem ricas em carboidratos, quer dizer que banana engorda? Não! O amido do qual a banana é composta, principalmente as mais esverdeadas, como a nanica, é chamado de amido resistente. Este é um tipo de carboidrato que o estômago dos seres humanos não conseguem digerir e, por isso, o elemento é eliminado facilmente com o bolo fecal, levando embora do seu corpo grande parte dos açúcares presentes na fruta. Além disso, este amido ajuda a reduzir no sangue os níveis de colesterol e triglicerídios, dois grandes problemas que podem afetar nossa saúde.

 

  • Tira a fome

 

Você já notou que uma banana é suficiente para matar a fome? É porque o amido resistente, mencionado acima, tem um efeito muito parecido com o das fibras alimentares dentro do nosso estômago. Ele provoca a sensação de saciedade.

 

  • Ajuda o intestino a funcionar

 

Se você tem intestino preso, a banana pode ser uma grande aliada. Isso porque a fruta é rica em probióticos e simbióticos, como os lactobacilos, que são bactérias do bem muito necessárias para o nosso corpo. Depois de consumidos, esses micro-organismos ajudam na digestão dos alimentos e na eliminação do bolo fecal. Eles também protegem a parede intestinal, evitando que bactérias do mal prejudiquem a nossa saúde, e auxiliam nosso organismo a absorver nutrientes, como o ferro, o cálcio e vitaminas do complexo B – muito presentes na banana nanica, como explicamos em outro post do blog da Bananas Magario.

 

Qual banana devo comer?

Ao redor do mundo, existem quase mil tipos de espécies de bananas. No Brasil, a mais popular é a banana nanica, também conhecida como banana d’água. No entanto, não é difícil encontrar outras espécies da fruta nos supermercados, varejões e quitandas. É difícil dizer qual delas é melhor para saúde. Já para o paladar, é possível escolher qual banana comer a partir do preparo. Veja dicas:

 

  • Banana-da-terra é uma boa escolha para cozinhar, assar ou fritar;
  • Banana prata é ótima para preparação de vitaminas batidas com leite ou para comer in natura, durante o café da manhã ou o lanche da tarde;
  • Banana maçã também é ideal para comer natural, mas também é ótima para fazer purês;
  • Banana-ouro é mais doce, então pode servir como sobremesa, ao natural, ou para fazer bolos e sobremesas fit.
Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário