Banana é rica em fibras, acalma o intestino e melhora a digestão

 em Bananas Magário, Saúde

Quem nunca sentiu aquele mal-estar ou enjoo depois de comer exageradamente ou, simplesmente, aquele alimento do cardápio que não caiu bem?
Mas não se preocupe, você não é o único. A grande maioria das pessoas sofre com problemas de digestão, azia e prisão de ventre, que estão entre os desconfortos mais populares associados ao intestino. No entanto, a solução para esses problemas pode estar na sua própria dieta. Para isso, basta consumir alimentos que possuem em sua composição propriedades que atuem em prol da digestão, e acredite: a banana é uma delas (e a principal). Como já falamos em outras matérias (clique aqui e confira todos os conteúdos do nosso blog), a banana é uma fonte rica de fibras insolúveis. Você deve estar se perguntando “insolúveis??”. A gente explica: esse tipo de fibra atua na velocidade intestinal, fazendo com que o intestino funcione corretamente, prevenindo doenças, como o câncer de intestino.
Além disso, a banana possui em sua composição o frutano, um amido que ajuda a controlar o índice glicêmico do organismo, diminui os índices de colesterol e regula o trânsito intestinal.  Esse amido está muito presente nas bananas verdes. Por outro lado, a banana madura ajuda a reverter e prevenir quadros de diarreia intensa.

Importância das fibras para a saúde do sistema digestório
Apesar de não serem reconhecidas pelo seu papel, as fibras desempenham uma função muito importante para o bom e correto funcionamento do organismo. Isso porque, regulam o intestino e ajudam a eliminar aquilo que o corpo não precisa, ou seja: gorduras em excesso e o temido colesterol. Por isso, além de melhorar o processo de digestão do intestino, as fibras protegem o coração de ataques cardíacos, pois diminuem o nível de colesterol e gorduras nocivas à saúde do sangue.

Como aumentar o consumo de fibras na alimentação?
Agora que você entendeu como as fibras funcionam em nosso organismo e sua importância para a nossa saúde, chegou a hora de descobrir como aumentar o consumo delas. E acredite, isso é mais fácil do que parece. Basta pensar nas bananas!
Para uma alimentação rica em fibras basta consumir de uma a três bananas por dia.
Por ser uma fruta extremamente versátil, você pode consumi-la de vários jeitos, como em tortas, purês, in natura, com aveia (para aumentar ainda mais o consumo de fibras em sua dieta), mel, vitaminas, bolos, entre muitas outras opções.

É saudável comer a casca da banana?
Essa é a dúvida de muita gente que gosta de comer banana. A maioria das pessoas joga a casca no lixo ou a utiliza como adubo natural em plantações.
No entanto, é possível aproveitá-la de uma maneira saudável para o seu organismo. Confira alguns de seus benefícios:

  • Também rica em fibras
  • Possui antioxidantes, como a luteína
  • Possui Ômega-E e Ômega-6
  • Concentra altas quantidades de cálcio e magnésio
Postagens Recentes

Deixe um Comentário