Banana melhora a visão, previne o câncer e protege o coração

 em Bananas Magário, Curiosidades, Saúde

Certamente você já ouviu falar que consumir banana todos os dias ajuda a evitar câimbras. Mas o que você, provavelmente, não sabe é que essa fruta é ótima para o cérebro (clique aqui e veja o porquê), para o coração e para os olhos.
Continue lendo e confira os principais benefícios que a ingestão dessa fruta pode promover em sua saúde!
Mas, antes de mais nada, é fundamental que você siga uma dieta balanceada para alcançar todos os benefícios de uma alimentação completa. Você pode, por exemplo, utilizar a banana como um lanche entre as refeições, no café da manhã e antes ou depois de praticar os exercícios. Por isso, vale a pena conferir alguns mitos e verdades sobre a banana (clique aqui e descubra se a banana engorda).

Propriedades da banana
Independente do tipo, a banana é uma fruta extremamente versátil e que agrada os mais diversos paladares. Dificilmente você escuta uma pessoa dizer que não gosta de banana, não é mesmo?
Para você entender o tamanho dessa versatilidade é só pensar que é possível substituir o açúcar das receitas pela banana. Além disso, essa fruta é fonte rica de vitaminas e minerais, incluindo o potássio, magnésio, fibras e muito mais!
Por causa da concentração de carboidratos (saudáveis diga-se de passagem), a banana é essencial para aqueles que praticam atividades físicas, uma vez que ela regula os níveis de energia do organismo, promove ânimo, sacia a fome e previne câimbras: o terror dos atletas.

Benefícios da banana para o coração
Por ser rica em potássio, um mineral que conduz eletricidade, a banana ajuda na regulagem dos batimentos cardíacos. Além disso, a alta concentração de fibras e o baixo índice de sódio presentes na fruta atuam contra o aumento da pressão arterial, previnem ataques cardíacos e o acidente vascular (AVC).

Banana melhora a visão
A famosa fruta amarelinha também é rica em vitamina A, um grupo composto por betacaroteno e alfa caroteno, que são vitaminas vitais para a saúde dos olhos. Esses componentes preservam as membranas que envolvem os olhos e auxiliam o processamento da luz através da córnea. Além disso, o grupo de nutrientes que compõem a vitamina A é conhecido por, principalmente, diminuir os riscos da cegueira noturna.

Alimento que previne o câncer
De acordo com um estudo publicado por japoneses, a banana pode ajudar a prevenir o câncer! Isso acontece porque essa fruta possui alta quantidade de vitamina C, um composto que combate a formação de radicais livres, que são associados ao aparecimento de células tumorais no corpo, e é antioxidante. Além disso, possui alto teor de fibras, o que melhora a digestão do intestino e ajuda a prevenir o câncer colorretal. Segundo outra pesquisa, agora desenvolvida por suíços, os altos níveis de antioxidantes presentes nas bananas previnem o câncer nos rins em mulheres.
De acordo com esse estudo, mulheres que consumiam de quatro a seis bananas por semana reduziram pela metade o risco de desenvolver câncer nos rins.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário