Bananas ajudam a emagrecer e a desestressar; veja 7 benefícios da fruta

 em Bananas Magário, Curiosidades, Saúde

Brasileiros são os que mais comem banana em todo o mundo. Em média, consumimos 27 quilos da fruta por ano, enquanto pessoas de outros países consomem “apenas” 11 quilos. Muitos não sabem, no entanto, quais são os benefícios que a fruta traz para o nosso organismo. Se soubessem, comeriam ainda mais! Os nutricionistas dizem que, se comermos duas bananas por dia, nossa disposição aumenta e o estresse provocado pela correria do dia a dia diminui.

 

Dá energia

Atletas comem muita banana, especialmente os que praticam exercícios aeróbicos, ou seja, de alta intensidade, que demanda muita energia. Isso porque a fruta, por ser repleta de carboidrato, é uma tremenda fonte de energia.

 

Ajuda a emagrecer

São cada vez mais comuns as dietas low carb, ou seja, com restrição a carboidratos. Acontece que o ser humano não pode deixar de ingerir carboidrato, porque são eles a nossa principal fonte de energia. Já que a banana é repleta de carboidrato, você pode pensar: engorda. Só que não! Isso porque a fruta também é repleta de fibras alimentares, que trazem a sensação de ‘barriga cheia’ e diminuem a nossa fome. Isso faz com que a banana seja uma grande aliada na hora de perder peso.

 

Ajuda a controlar o intestino – tanto preso quanto solto

As mesmas fibras alimentares que nos ajudam a emagrecer também podem auxiliar no controle do intestino. Em caso de prisão de ventre, o recomendado é comer a fruta quando ela estiver bem madura. Por outro lado, se você estiver com o intestino solto, a dica é comer uma banana mais verde. Ela ajudará a controlar uma diarréia.

 

Diminui a sensação de estresse

Bananas são repletas de triptofano, uma substância responsável pela manutenção do hormônio serotonina em nosso corpo, também conhecido como ‘hormônio da felicidade’. Por isso, a fruta faz a gente relaxar e pode ser uma grande aliada até na luta contra a depressão.

 

Faz bem para o coração

Além de dar energia, ajudar a emagrecer e a relaxar, a fruta também pode ajudar na regulação dos níveis da pressão arterial. Isso melhora o sistema cardiovascular e previne doenças como derrame, que ocorre quando o sangue para de chegar ao cérebro, e ataque cardíaco, que acontece quando o sangue não chega ao coração.

 

Combate a anemia

Por serem ricas em ferro, as bananas ajudam no combate à anemia. A doença ocorre quando o sangue não tem um número adequado de glóbulos vermelhos, que são responsáveis por transportar oxigênio aos órgãos. A dica para quem sofre deste problema é consumir a fruta junto com alimentos ricos em vitamina C, como laranja, acerola e morango, para potencializar a absorção do ferro pelo nosso organismo.

 

Alivia a TPM

Além de ajudar na manutenção do ‘hormônio da felicidade’ (serotonina), bananas são ótimas para mulheres que estão passando pela tensão pré-menstrual, conhecida como TPM. Isso porque a glicose, as vitaminas do complexo B e outras substâncias presentes na fruta ajudam a manter os hormônios femininos equilibrados e, com isso, há menos chance de ocorrer variações de humor e irritabilidade. Para ajudar ainda mais, a glicose da fruta faz diminuir a vontade de comer doce.

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário