Bananas evitam câimbras?

 em Bananas Magário, Curiosidades, Saúde

Elas são ricas em diversas vitaminas, e sua eficácia para evitar as câimbras, está relacionada ao potássio. Mito ou Verdade?

Vamos entender melhor o que é e quais são as causas da câimbra:

A câimbra nada mais que é uma contração muscular involuntária, a qual causa uma dor extremamente forte. Ela pode atingir qualquer parte do corpo, mas os principais lugares são:

  • Panturrilha (batata da perna)
  • Coxa (a parte de trás)
  • Pés
  • Mãos

Esses episódios normalmente acontecem durante ou depois de um exercício físico, quando sofremos a chamada fadiga muscular. Claro que podem acontecer em outros casos, como espreguiçar ao acabar de acordar, nadando na piscina, entre outros.

Os grandes causadores dessas contrações musculares são a desidratação, combinada com o desequilíbrio eletrolítico, que é causado pela insuficiência de cálcio, sódio, potássio e magnésio. Outros fatores também podem ocasionar esses episódios, como gestação ou doenças de diabetes, anemia, hipotireoidismo, alcoolismo, hipoglicemia, insuficiência venosa e cirrose hepática.

A banana evita a câimbra?

A banana é extremamente rica em água, potássio e carboidratos, ou seja, ela mantém a hidratação do corpo, fornece energia para os músculos e repõe os níveis de potássio. Caso a câimbra esteja sendo causada por falta de energia ou hidratação, que são os principais fatores, a banana ajuda e muito!

Mas além disso, é importante seguir outras orientações, como:

  • Beber água
  • Fazer alongamento antes do exercício
  • Não fazer exercícios pesados sem preparo físico

Já falamos aqui no blog sobre os benefícios dela para repor a energia após um treino intenso, veja clicando aqui.

Então, sim, a banana é uma ótima aliada para você.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário