Comer banana ajuda a afastar os sintomas da depressão

 em Bananas Magário, Curiosidades, Saúde

Você sabia que comer banana pode ajudar quem está sofrendo de depressão? Um estudo internacional revelou que a fruta tem grande concentração de triptofano, um aminoácido que estimula a produção da serotonina, popularmente conhecida como “hormônio da felicidade”. A pesquisa foi feita no continente asiático, dentro do Instituto de Pesquisas de Alimentos e Nutrição das Filipinas.

 

Este hormônio reduz a sensação de dor ou de vazio, que são comuns durante a depressão, e aumenta a sensação de bem-estar. Em outras palavras, comer banana aumenta significativamente o ânimo da pessoa que está lutando contra a depressão, de acordo com os estudiosos asiáticos.

 

A pesquisa também constatou que a banana tem outros elementos que ajudam no tratamento da saúde mental. Entre eles, estão as vitaminas A, C, K e B6, em alta concentração, que funcionam como reguladores dos níveis de glicose no sangue, o que impacta diretamente no ânimo do paciente e, de quebra, ainda previnem doenças como diabetes.

 

A vitamina B6, especificamente, é essencial na dieta. A ausência dela pode provocar insônia, fraqueza e irritabilidade, sintomas muito comuns em pessoas deprimidas.

 

Quantas bananas devo comer?

O estudo recomenda a ingestão de duas ou três bananas por dia, o que equivale a uma porção entre 20 e 30 gramas de carboidrato e a uma média de 80 a 120 calorias, das duas mil que o ser-humano precisa consumir diariamente.

 

Brasileiro sofre…

A saúde mental do brasileiro não vai bem. O país tem números preocupantes de pessoas que estão sofrendo de depressão e de transtornos relacionados à ansiedade. Pelo menos 5,8% dos brasileiros sofrem com a doença, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Isso representa cerca de 12 milhões de pessoas. É a maior taxa registrada na América Latina e a segunda maior das Américas, ficando atrás somente dos Estados Unidos.

 

… e come banana!

A fruta surgiu na Ásia, mas se adaptou ao clima, ao solo e ao nosso paladar. Hoje, cada brasileiro consome, em média, cerca de 27 quilos de banana por ano, enquanto pessoas de outros países consomem “apenas” 11 quilos. Mas não tem com que se preocupar. Esta pesquisa asiática comprova que estamos no caminho certo: comer banana não faz mal e ainda ajuda a combater a depressão!

 

ATENÇÃO

Em caso de tristeza profunda ou de outras suspeitas da doença, é de extrema importância procurar um profissional da saúde mental, seja ele um psicólogo ou um psiquiátrica.

 

Existem estudos, além do asiático citado acima, que revelam que a depressão está ligada, em grande parte dos casos, a alterações hormonais e bioquímicas que ocorrem no cérebro e no restante do corpo humano. É por isto que a ingestão de alimentos como a banana pode ajudar o paciente no tratamento: os alimentos impactam demais a produção hormonal do nosso corpo.

Postagens Recomendadas
Comentários
pingbacks / trackbacks

Deixe um Comentário