Descontaminação de água com casca de banana

 em Bananas Magário

É isso mesmo que você leu, estudo recentes tem mostrado que as moléculas presentes na casca de banana, podem ter um efeito que ajuda a eliminar traços de metais pesados da água.

A descoberta foi feita por uma pesquisadora brasileira do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Milena Boniolo conduziu as pesquisas que deram resultados promissores logo nos primeiros testes.

Portanto, vamos entender um pouco melhor como as cascas de banana podem ser um grande aliado na descontaminação da água.

Boa leitura.

Descontaminação com diminuição do desperdício

A produção agrícola tem avançado cada dia mais, com tecnologias aplicadas ao cultivo de alimentos que tem consolidado o setor como um dos mais importantes para economia.

Essa produtividade traz consigo um aumento de uso de agrotóxicos e defensivos agrícolas que apesar de serem aliados das plantações, acabam contaminando a água dos lençóis freáticos com metais pesados como chumbo e cádmio.

Outro problema relacionado a produtividade de alimentos, é que no Brasil há um desperdício grande de bananas, que segundo estimativas representa cerca de 20% da produção. E quando falamos da casca então, ai são raros os usos e praticamente todas acabam no lixo. Para se ter uma ideia, os restaurante fast-food da cidade de São Paulo, descartam cerca de quatro toneladas de casca de banana por semana.

Justamente por isso, que as pesquisas da Milena Boniolo foram recebidas com otimismo, pois pode ser uma forma de aproveitar melhor as cascas de banana e ainda gerar mais água potável para distribuição. É exatamente matar dois coelhos nesse caso.

Como funciona?

De forma simples, a pesquisadora detectou que as moléculas presentes na casca de banana possuem ions negativos que são capazes de adsorver os ions positivos presentes nos metais pesados como chumbo e cádmio.

O processo é feito da seguinte maneira:

  • As cascas de banana são fatiadas em pedacinhos bem pequenos e são colocadas para secar ao sol
  • Depois são moídas num processador de alimentos
  • O pó que fica é peneirado numa peneira granulometria
  • Depois esse pó é armazenado em um lugar seco como um dessecador
  • O pó produzido tem propriedades adsorventes capazes de realizar a descontaminação da água

Foram feitos ainda testes com uma solução nítrica de urânio, e a solução foi capaz de adsorver também os ións de urânio que contaminavam a água.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário