Mitos e verdades: banana engorda?

 em Bananas Magário, Curiosidades, Saúde

Bananas são frutas repletas de carboidrato. Ao descobrir isso, muitas pessoas que estão lutando contra a balança podem pensar que a fruta engorda e, por este motivo, deve ser evitada. Afinal, hoje são cada vez mais comuns as dietas low carb, em que se consome pouco ou nenhum carboidrato durante o dia todo. Mas a história não é bem assim! Pelo contrário: as fibras alimentares que fazem parte da banana trazem a sensação de ‘barriga cheia’ e diminuem a fome, o que pode, na verdade, ajudar a emagrecer. A fruta também não tem muita gordura, e a quantidade de calorias é baixa, comparada com outros alimentos.

 

Bastante açúcar – o que não é ruim

Bananas têm bastante bastante açúcar. Ao ser ingerido, o açúcar se transforma em glicose dentro do nosso corpo. A questão é que, diferente do que muitas pessoas acreditam, isso não é uma má notícia para quem está de dieta. Afinal, a glicose é a maior fonte de energia do corpo humano, ou seja, você precisa dela para qualquer coisa que for fazer no dia a dia – inclusive para dormir! O problema está no acúmulo desta energia. Se você comer muitos alimentos repletos de glicose e não gastar a energia que ela te dá, essa glicose irá se armazenar no seu corpo e, em vez de ser usada como fonte de energia, vai virar gordura.

 

Tudo que é demais passa

A palavra-chave para a resposta dessa dúvida é quantidade. A maioria dos nutricionistas e especialistas em saúde recomendam que devemos comer duas bananas por dia. Mais do que isso é exagero, a não ser que você pratique muito exercício físico, especialmente os aeróbicos, que demandam muito esforço e gastam muita energia.

 

Ao longo do dia

Estas duas bananas recomendadas por especialistas podem ser distribuídas entre o café da manhã, o almoço e o jantar. A fruta também pode ser ingerida em outros horários, o que é uma boa tática para perder peso, na verdade. Isso porque, por ser rica em fibras alimentares, a banana mata a fome e faz com que você coma menos na refeição seguinte.

 

Sempre acompanhada

Outra dica valiosa dos especialistas é que a banana deve ser consumida junto com outros alimentos, já que, por ser classificada por nutricionistas como carboidrato simples, a glicose dela é absorvida rapidamente pelo sangue. Quando você consome a fruta junto com alguma fonte de proteína ou gordura boa, como as chamadas oleaginosas (castanhas, por exemplo), a absorção dos nutrientes da fruta é mais lenta, ou seja, os benefícios que ela traz duram mais tempo no seu corpo.

Existe algum tipo de banana que engorda menos do que os outros?

Algumas pessoas acreditam que a banana ouro, por exemplo, engorda mais do que as outras espécies. Isto é um mito, de acordo com os especialistas. Eles explicam que, apesar de ser a espécie com mais calorias, a diferença é muito pequena: a quantidade de calorias de todas elas varia em torno de 100, dependendo do tamanho.

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário